Multiplicação e avaliação preliminar de acessos de melão quanto à resistência ao cancro das hastes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVES, J. C. da S. F.; DIAS, R. de C. S.; AMARAL, C. M. do; SOUZA, R. N. C. de; MENEZES, E. A.

Resumo: O melão é um dos mais importantes produtos de exportação de frutos frescos. As três maioresáreas de produção estão no Nordeste brasileiro: Mossoró e Açu (RN), Baixo Jaguaribe (CE) eVale do São Francisco (PE/BA). Anualmente, estes pólos de produção juntos sãoresponsáveis por uma área de produção 13.800 ha e uma produção de melão de 331.000toneladas. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de multiplicar e avaliar,preliminarmente, cinco acessos de melão do Banco de Germoplasma de Cucurbitáceas doNordeste brasileiro, quanto à resistência ao cancro das hastes (Didymella bryoniae). O ensaiofoi conduzido na Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE, no período de fevereiro a abril de 2008.Os acessos foram semeados em bandejas de poliestireno expandido, contendo substratocomercial para hortaliças, e transplantados para o campo aos 12 dias após o plantio. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com duas repetições e oito plantas porparcela,espaçamento de 2,0 m x 0,50 m, sendo a irrigação por gotejamento. A colheitaocorreu em torno de 40 dias após a polinização manual controlada. O peso médio dos frutosvariou de 0,14 a 3,75 kg e os sólidos solúveis, de 4,2 a 13 ºBrix. Os acessos BGMEL 148 eBGMEL 147 revelaram alta tolerância e alta suscetibilidade, respectivamente, ao cancro dashastes. BGMEL 146 apresentou um bom desenvolvimento vegetativo, frutos grandes, do tipoTendral e sólidos solúveis variando de 9,0 a 11 oBrix. As sementes multiplicadas foramconservadas em câmara fria a 10ºC e 40% de umidade relativa. Os dados obtidos serão degrande utilidade aos programas de pré-melhoramento e melhoramento de melão adaptados àscondições do Semi-Árido brasileiro

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.