Impacto ambiental da agricultura irrigada em Guaíra - SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Capítulo 1 - Implantação da tecnologia de irrigação: potencial de risco e justificativa de demanda: uma apresentação do projeto transdisciplinar. Capítulo 2 - Sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica aplicados ao monitoramento e a avaliação de impacto em agricultura irrigada: a redução ou eliminação da cobertura vegetal natural das bacias ao longo das últimas três décadas; o uso eficiente do sensoriamento remoto e de sistemas de informação geográfica para a análise espacial e temporal da ocupação das terras, e especialmente para reconhecer o padrão de sua evolução ao longo do tempo. Capítulo 3 - Interação entre impactos sociais e ambientais em região de agricultura familiar irrigada: o estabelecimento de uma tipologia do funcionamento das explorações agrícolas, e a análise das relações dos agricultores para com as técnicas e o meio ambiente, permitindo avaliar o lugar ocupado pela sensibilidade ambiental em suas experiências de risco técnico. Capítulo 4 - Caracterização do uso de agrotóxicos: caracterização do uso de agrotóxicos no município de Guaíra, SP, para o período de 1993 a 1995, em função das principais culturas agrícolas e dos ingredientes ativos mais utilizados no município; apresentação da a estrutura de trabalho montada para o tratamento e a análise dos dados do receituário agronômico. Capítulo 5 - Eficiência de deposição de agrotóxicos em culturas rasteiras: fatores que afetam a eficiência na aplicação de agrotóxicos - que tem sido caracterizada como uma ciência aplicada, de natureza multidisciplinar, envolvendo conhecimentos nas áreas de biologia, engenharia e química. Capítulo 6 - Impacto ambiental dos agroquímicos nos recursos hídricos: avaliação da qualidade da água nos sistemas hídricos da região, em função das atividades agrícolas, agroindustriais e urbanas. Capítulo 7 - Resíduos de agrotóxicos nas matrizes água, solo e plantas em agricultura irrigada: desenvolvimento do conhecimento e compreensão do comportamento dos agrotóxicos no solo e dos rocessos envolvidos na sua degradação e transporte. Capítulo 8 - Impacto ambiental do manejo agrícola sobre o meio biótico do solo em áreas irrigadas: estudo metodológico comparando dois tratamentos: um sistema de manejo alternativo e outro convencional, utilizado pelo produtor em sistema de preparo convencional do solo ou em sistema de plantio direto, tendo a mata nativa como um sistema referência auto-sustentável.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.