Biologia da reprodução de Turbina cordata (Choisy) Austin & Ataples (Convolvulaceae) no Sertão pernambucano, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: KIILL, L. H. P.; RANGA, N. T.

Resumo: Neste trabalho foram observados a fenologia, a biologia floral e o sistema reprodutivo de duas populações de Turbina cordata (Choisy) Austin & Staples em vegetação de caatinga, nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina-PE, nos períodos de março/1995 a julho/1997 e março/1999 a março/2001. Turbina cordata é uma liana perene que apresenta floração do tipo cornucópia. O pico da floração ocorre no período de março a abril, o que corresponde ao final da estação chuvosa na região. As flores são infundibuliformes, formadas por pétalas de coloração rósea, exalam odor adocicado e estão agupadas em inflorescêcias terminais do tipo cimeira, ocorrendo por volta das 07:00h, com o tempo de vida da flor de aproximadamente oito horas. As flores são visitadas por abelhas Apidae, sendo Eulaema nigrita, Centris fuscata e Centris cf. perforator consideradas como principais agentes polinizadores dessa espécie. Quanto ao sistema de reprodução, T. cordata é uma espécie alógama obrigatória, produzindo 60% dos frutos e sementes somente por polinização cruzada, sendo a herbivoria floral considerada como um dos fatores que prejudicam a reprodução da espécie.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.