Pícles de xilopódio do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAVALCANTI, N. de B.; SANTOS, C. A. F.; BRITO, L. T. de L.; ANJOS, J. B. dos

Resumo: Este trabalho teve como objetivo produzir e testar a aceitação de três formas de pícles do xilopódio do umbuzeiro, obtidos de plantas aos 120 dias de crescimento, visando a possibilidade do seu aproveitamento como alternativa alimentar e fonte de complementação da renda dos pequenos agricultores da região semi-árida do Nordeste. O trabalho foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2001, em uma área sob tela sombrite com redução de luz de 50%, em temperatura ambiente, na Embrapa Semi-Árido, em Petrolina - PE. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. O picles do xilopódio do umbuzeiro obtido de plantas aos 120 dias de crescimento, processado com salmoura de 2,5% de sal comum e 0,5% de ácido ascórbico foi o mais preferido pelos provadores, seguido do picles processado com salmoura de 2,5% de sal e 0,5% de ácido cítrico. O xilopódio in natura não obteve boa aceitação quanto à textura.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.