Avaliação de plantas com atividade deterrente alimentar em Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) e Anticarsia gemmatalis Hubner .

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SAITO, M. L.; POTT, A.; FERRAZ, J. M. G.; NASCIMENTO, R. dos S.

Resumo: Avaliou-se a atividade inibidora de alimentação de plantas nativas do Mato Grosso do Sul, utilizando lagartas dos insetos-pragas Spodoptera frugiperda e Anticarsia gemmatalis como organismos testes. Para os bioensaios foram preparados extratos alcoólicos pelo método da percolação, que após diluição foram aplicados em discos de folhas de milho ou de soja. Com os resultados das áreas consumidas foram calculados os índices de inibição alimentar. As espécies de plantas que apresentaram alguma atividade foram Agonandra brasiliensis, Ocotea suaveolens, Annona dióica e Machaerium hirtum (a mais ativa). Análises de grupos químicos presentes nas espécies mais ativas apontam a presença de saponinas, alcalóides, cumarinas ou flavonóides.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.