Aplicação de indicadores clínicos de exposição na avaliação da saúde da agricultura familiar: o caso de Sumaré, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, M. A.; CASTRO, V. L. S. S. de; PEREZ, M. A.

Resumo: Esse texto trata da avaliação da metodologia que emprega indicadores clínicos como parâmetros da exposição de agricultores a agrotóxicos durante o seu uso na agricultura, valendo-se de uma proposta interdisciplinar e que almeja, em última análise, subsidiar os sistemas de produção que buscam a sustentabilidade. A área do estudo foi o Assentamento Rural I de Sumaré, SP, composto por 26 famílias de agricultores, que produz basicamente olerícolas, com destaque para o cultivo do tomate. A metodologia constou de quatro etapas consecutivas, que incluíam o diagnóstico da situação da saúde dos moradores da área, dos seus métodos de aplicação de agrotóxicos e dos princípios ativos mais utilizados, a avaliação de parâmetros clínicos como bioindicadores e a discussão em conjunto com os agricultores e seus familiares a respeito das ações de desenvolvimento na área. A metodologia empregada mostrou-se promissora na avaliação inicial da saúde de populações agrícolas do segmento familiar, sem implicar em custos excessivos.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.