Diversidade e taxonomia de rizóbio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VIEIRA, R. F.

Resumo: Rizóbios são bactérias do solo que possuem habilidade para induzir a formação de nódulos nas raízes e, em alguns casos no caule, de plantas leguminosas, onde convertem o nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis pela planta hospedeira. A família Leguminosae compreende cerca de 650 gêneros e 18000 espécies distribuídas mundialmente nas mais diferentes condições ecológicas. Entretanto, poucas espécies têm sido estudadas com relação ao seu potencial em formar simbiose com rizóbio, visando a fixação do N2 atmosférico. Com o advento e aplicação de novas técnicas moleculares e em decorrência da importância econômica e ecológica dos rizóbios, extensivos estudos foram realizados nas últimas décadas com essas bactérias. Como resultado, novas estirpes têm sido descobertas e novos gêneros e espécies estão sendo criados, causando profundas mudanças na taxonomia desses microrganismos. Neste capítulo pretende-se ilustrar o histórico da taxonomia dos rizóbios e a ampla diversidade destas bactérias nos mais diferentes tipos de solo e planta.

Ano de publicação: 2007

Palavras-chave: Rhizobium, Taxonomia

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.