Fator de bioconcentração de poluentes orgânicos de lodos em laranjas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PARAIBA, L. C.; BOEIRA, R. C.; JONSSON, C. M.

Resumo: O objetivo desse trabalho foi estimar o fator de bioconcentração de 19 poluentes orgânicos de lodos em laranjas, para indicar quais os poluentes que devem ser monitorados em laranjas cultivadas em solos tratados com lodos de esgoto provenientes de estações de tratamento do Estado de São Paulo. Para tanto, foram assumidos um cultivo hipotético de laranja em um solo tratado com lodo e utilizado o modelo Fruit Tree Model (FTM) para estimar o fator de bioconcentração. Foram utilizados os coeficientes de partição octanol-água dos poluentes, a taxa de transpiração e a biomassa das plantas de laranjeiras. Os coeficientes de partição caule-água e o fator de concentração no fluxo de transpiração foram calculados por meio de expressões que correlacionam cada um desses parâmetros com o coeficiente de partição octanol-água. Os poluentes indicados para monitoramento em laranja foram: 1,2-diclorobenzeno, 1,3-diclorobenzeno, 1,4-diclorobenzeno, 2,4-dinitrofenol, 3,3- diclorobenzidina e nitrobenzeno.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.