Efeito de abamectina sobre a população de nematóides-das-galhas em híbridos de melão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOREIRA, W. A.; BARBOSA, F. R.; MAGALHÃES, E. E.; MENEZES, C. F. de; PEREIRA, A. V. da S.

Resumo: Foi avaliada a eficiência de abamectina no controle de Meloidogyne incognitanos híbridos de melão Rochedo, Gold Mine e AF 646. O experimento foi realizado em casa-de-vegetação, com delineamento inteiramente casualizado,com dois fatores completamente cruzados e dois tratamentos independentes,com quatro repetições. Foram utilizadas três dosagens de abamectina: 27, 36 e45 g de i.a./ha, em cinco aplicações, com intervalo de 10 dias. Foi utilizado solo naturalmente infestado com população inicial determinada em 30 juvenis de segundo estádio (J2)/cm3. As avaliações foram realizadas aos 60 dias apóso plantio, utilizando-se as variáveis: índice de galhas no sistema radicular,mensurado por escala de notas de 0 a 4, e desenvolvimento populacional, pela reprodução de J2 do nematóide (“r” = Pi/Pf). Abamectina na dosagem de 45 gde i.a./ha reduziu significativamente o índice de galhas e a população de J2apenas para o híbrido Gold Mine.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.