Potencial de rochas silicáticas potássicas no fornecimento de micronutrientes para soja.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, D. J.; FARIA, C. M. B. de; MENDES, A. M. S.; MORAIS, A. T.

Resumo: Com o objetivo de avaliar o potencial de suprimento de micronutrientes para soja resultante da aplicação de duas rochas silicáticas como fonte de potássio, quando comparadas com o fertilizante comercial (KCI), foram instalados dois experimentos em casa de vegetação na Embrapa Semi-Árido, Petroli-PE. Avaliaram-se duas rochas silicáticas (Biotita-Xisto e Brecha Piroclástica), três doses de K2O (50, 100 e 150 mg/dm3) e quatro tratamentos adicionais (testemunha absoluta, testemunha mais demais nutrientes, 50 mg/dm3 de K2O nas formas de Biotita-Xisto e de Brecha Piroclástica). Foram escolhidos dois solos que apresentavam baixo teor de potássio disponível ou baixa saturação de potássio, sendo um Argissolo Acinzentado e um Vertissolo. Cada ensaio constituiu um fatorial (3 x 3) + 4, disposto no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. As unidades eperimentais consistiram de vasos plásticos com 3 dm3 de solo. Todas as unidades experimentais, com exceção dos tratamentos testemunha absoluta e adicionais com as duas rochas teste, receberam uma adubação básica e uniforme com macro e micronutrientes, definida em função dos resultados da análise de solo. A adubação nitrogenada não foi necessária, pois as sementes de soja foram inoculadas com Bradyrhizobium. A Brecha Piroclástica foi capaz de fornecer maiores quantidades de Cu e Fe às plantas de soja cultivadas no Argissolo Acinzentado e de Cu n Vertissolo, quando não houve adubação de nivelamento com macro e micronutrientes.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.