Extremo máximo de precipitação no Estado da Paraíba.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GALVÍNCIO, J. D.; SOUSA, F. de A. S.; MOURA, M. S. B. de

Resumo: A precititação máxima provável (PMP) no Estado da Paraíba usando a t[ecnica de Hersfield (1961) foi estimada utilizando dados anuais de precipitação máxima de 1 dia para o período de 33 a 75 anos, obtidos em 72 postos. Neste artigo, foram analisados os dados precipitação anual para períodos de 1 dia no Estado da Paraíba baseado em um fator de freqüência K igual 6. Baseado nos dados de precipitação obtidos nas estações, o maior valor de freqüência obtido foi 60%, com a precipitação máxima diária variando de 51 a 100 mm. A freqüência de 60% foi usada em seguida para estimar os valores de PMP para 24 horas, nos 72 postos. Usando esses valores de PMP estimados foi elaborado um mapa com a distribuição espacial da PMP de 24 horas. Foi observado que a PMP de 24 horas sobre o Estado da Paraíba variu de 177 para 443 mm. O mapa de PMP é considerado importante para determinar valores confiáveis e consistentes de PMP para o Estado da Paraíba, e pode ser usado na eleboração de projetos de estruturas hidráulicas, especialmente na construção de pequenos e grandes reservatórios de água, como barragens, represas, etc.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.