Acúmulo de nutrientes por três cultivares de alface cultivadas em condições do semi-árido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GRANGEIRO, L. C.; COSTA, K. R. da; MEDEIROS, M. A. de; MENDES, A. M. S.; NEGREIROS, M. Z. de; BEZERRA NETO, F.; OLIVEIRA, S. L. de

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo determinar o acúmulo de nutrientes em cultivares de alface cultivadas em condições do semi-árido. O experimento foi conduzido em área experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em solo classificado como Argissolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados completos em esquema fatorial 3 x 5 com quatro repetições. Os tratamentos resultaram da combinação de três cultivares de alface (Babá de Verão, Tainá e Verônica) e cinco épocas de coletas (7, 12, 17, 22 e 27 dias após transplantio - DAT). A máxima produção de matéria seca foi obtida aos 27 DAT, sendo de 8,9; 6,9 e 6,4 g planta-¹, respectivamente para as cultivares Babá de Verão, Tainá e Verônica. O período de maior demanda para N, P, K e Mg doi de 22 a 27 DAT e para Ca de 17 a 22 DAT, em todasas cultivares. A ordem decrescente dos nutrientes acumulados pelas cultivares de alfac foi: K, N, P, Mg e Ca.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.