Comportamento da temperatura do ar na cultura da videira em ambiente protegido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GURGEL, M. T.; MOURA, M. S. B. de; SOARES, J. M.; LEITÃO, M. de M. V. B. R.; OLIVEIRA, G. M. de

Resumo: A cobertura plástica vem despontando como uma solução para o cultivo da videira em ambiente protegido no Vale do São Francisco. Esse estudo objetivou avaliar o comportamento da temperatura do ar média diária e ao longo do ciclo da videira variedade Superior Seedless cultivada com e sem cobertura plástica. O parreiral foi conduzido no sistema Y ou GDC, no espaçamento de 3m x 2m, compreendendo dois tratamentos: T1 - parreiral com cobertura plástica e T2 - parreiral sem cobertura plástica. O plástico utilizado foi do tipo polietilino, com 170 micra de espessura e 80% de transparência. Em cada tratamento foram instalados dois psicrômetros com termopares de cobreconstantan, sendo um abaixo da folhagem da videira (nível 1) e outro acima (nível 2), conectados a dataloggers, que realizaram as medidas a cada 5 segundos e médias de 15 minutos, ao longo de todo ciclo produtivo da videira. Constatou-se que a cobertura plástica ocasionou um aumento médio de 1,75oC na temperatura do ar acima da folhagem da videira, para o período diurno.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.