Fator de bioconcentração de poluentes orgânicos de lodos em frutos de laranjeiras.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PARAIBA, L. C.; BOEIRA, R. C.; JONSSON, C. M.; CARRASCO, J. M.

Resumo: Estimou-se o fator de bioconcentração de dezenove poluentes orgânicos para verificar quais devem ser monitorados em frutos de laranjeiras, cultivadas em solos tratados com lodo proveniente de estações de tratamento de esgotos. O modelo Fruit Tree Model (FTM) foi aplicado em cultivo hipotético de laranjeiras, utilizando-se a massa molar, a pressão de vapor, a solubilidade em água e o coeficiente de partição octanol-água de poluentes (compostos orgânicos não-iônicos) que podem ser encontrados em lodos. Os coeficientes de sorção no carbono orgânico do solo, de partição caule-água e o fator de concentração no fluxo de transpiração foram calculados por meio de expressões que correlacionam cada um desses parâmetros com o coeficiente de partição octanol-água. Obtendo-se o fator de bioconcentração e a concentração do poluente no solo é possível estimar a quantidade desses agentes químicos ingeridos diariamente pelo consumo de frutas frescas. Valores limites de poluentes em lodos podem ser calculados a partir do fator de bioconcentração do poluente em frutas. Os poluentes indicados pela estimativa para monitoramento em frutos de laranjeiras cultivadas com lodo foram: 1,2-diclorobenzeno, 1,3- diclorobenzeno, 1,4-diclorobenzeno, 2,4-dinitrofenol, 3,3-diclorobenzidina e nitrobenzeno.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.