Exigência térmica e caracterização fenológica da videira Syrah no Vale do Rio São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar o comportamento fenológico da videira Syrah produzida no Submédio São Francisco, bem como caracterizar sua exigência térmica em grausdia. A área experimental foi instalada em um parreiral comercial pertencente à Fazenda Ouro Verde, Casa Nova, BA. As avaliações tiveram início a partir da poda de produção, realizada no primeiro e segundo semestres dos anos de 2005 e 2006. A fenologia das plantas foi avaliada quanto à duração em dias de cada um dos seguintes subperíodos: da poda à brotação, da poda à plena floração, da poda ao pintor (início da maturação das uvas) e da poda à colheita. A exigência térmica da videira Syrah foi calculada pelo somatório dos graus dia da poda até a colheita para os quatro ciclos de produção, bem como para cada um dos subperíodos fenológicos, considerando a temperatura base de 10°C. Os resultados mostraram que a duração do ciclo da poda à colheita da variedade de videira Syrah no Vale do Rio São Francisco é de 118 dias e sua exigência térmica é de 1.939,3 graus dia.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.