Alterações em características de solos do Submédio São Francisco sob diferentes sistemas de cultivo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FARIA, C. M. B. de; SILVA, M. S. L. da; SILVA, D. J.

Resumo: A exploração agrícola provoca alterações significativas nas características do solo, que, dependendo do manejo, podem contribuir para aumentar ou diminuir sua capacidade produtiva. As características do solo que mais influenciam a produtividade das culturas são a disponibilidade de nutrientes, capacidade de troca catiônica (CTC), saturação por bases (V) e teor de matéria orgânica (M.O.). Realizou-se esse trabalho com o objetivo de avaliar as alterações de características de solos do Submédio São Francisco sob diferentes cultivos irrigados. Os solos avaliados foram o Argissolo Amarelo, no Campo Experimental de Bebedouro (CEB), cultivado com videira, bananeira e hortaliças, o Neossolo Quartzarênico, nas empresas Vale da Uvas e FRUTEX cultivado com videira e mangueira, em Petrolina PE, e Vertissolo, no Campo Experimental de Mandacaru (CEM), cultivado com mangueira, bananeira e hortaliças e na usina AGROVALE, cultivado com cana-de-açúcar, em Juazeiro ? BA, de março a julho de 2004. No CEB., avaliou-se, também, uma área com sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia). Em todos os cultivos, foram realizadas correções do solo com base na análise do mesmo, incluindo adubações orgânicas para as fruteiras. Em cada local, escolheu-se uma área com vegetação nativa (caatinga) para servir de referência. Amostragens de solo nas camadas de 0 ? 10, 10 ? 20 e 20 ? 40 cm de profundidade foram feitas para cada local e tipo de cultivo, sendo feitas determinações físicas e químicas. Os resultados indicaram que as principais alterações nas características do solo ocorreram nas duas primeiras camadas. Os cultivos anuais (hortaliças) contribuíram para reduzir os teores de M.O. dos solos, enquanto os de fruteiras e cana-de-açúcar contribuíram para aumentá-los. Os valores da CTC e os teores de Ca, K e P do solo aumentaram nas áreas cultivadas. A densidade do solo diminuiu nos cultivos de mangueira e videira nos Neossolos Quartzarênicos e aumentou nas áreas cultivadas do Vertissolo do CEM e da AGROVALE. Quanto à fertilidade do solo, os cultivos contribuíram para elevar os valores de alguns atributos, principalmente o teor de fósforo, de um nível baixo na área virgem para um nível superior.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.