Avaliação de agroecossistemas em propriedades de produção orgânica no município de Jaguariúna, SP, através de indicadores de sustentabilidade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RICARTE, J. D.; RIBEIRO, M. T.; FAGUNDES, G. G.; FERRAZ, J. M. G.; HABIB, M.

Resumo: A extensão universitária pode dar grande contribuição ao processo de transição da agricultura convencional para modelos de agricultura de base ecológica, que buscam o desenvolvimento sustentável e incorporam princípios e técnicas da Agroecologia. Neste contexto, duas ferramentas vêm sendo associadas com grande eficiência: as metodologias participativas e o uso de indicadores de sustentabilidade. Este trabalho avaliou a sustentabilidade de duas propriedades orgânicas no município de Jaguariúna, através de indicadores construídos e avaliados participativamente. A metodologia empregada permitiu avaliar o estado de cada unidade produtiva, além de classificar a fase de transição agroecológica destas, estabelecendo os gargalos para a sustentabilidade e gerando discussões sobre alternativas que podem embasar seu gerenciamento.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.