Uso do programa livre R na estratificação dos municípios produtores de pêssego no Rio Grande do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARION, F. P.; LUIZ, A. J. B.; MAIA, A. de H. N.; NEVES, M. C.

Resumo: Informações precisas e atualizadas sobre a produção agrícola brasileira são importantes e estratégicas, tanto do ponto de vista econômico quanto em relação à segurança alimentar. A previsão oficial de safras no Brasil ainda é realizada de forma subjetiva, mas existe um esforço da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o aperfeiçoamento metodológico do atual sistema de previsão. Este trabalho pretende contribuir para esse propósito, apresentando um método de estratificação eficiente para fins de estimação de área plantada, informação fundamental para a previsão de safras. Foi utilizando o pacote computacional estatístico R, software livre e de código aberto. Como exemplo de aplicação, foi elaborado um algoritmo para estratificação dos municípios do Rio Grande do Sul, para estimação da área plantada com o pessegueiro no estado. Foi aplicado um método hierárquico de agrupamento, utilizando a função HCLUST do programa R, que resultou na formação de oito estratos sendo um deles o ?estrato certo?, onde todos os municípios serão amostrados.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.