Avaliação de dietas contendo farelo de mandioca e palma forrageira por meio do teor de uréia no soro de ovinos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENEZES, D. R.; ARAUJO, G. G. L. de; BADE, P. L.; MARTINS, C. de A.; LIMA, Q. S.

Resumo: Neste trabalho foi avaliada a substituição do farelo de mandioca pelo farelo de palma forrageira através do teor de uréia no soro. Foram utilizados 20 ovinos, machos, não castrados, mestiços da raça Santa Inês, com idade média de nove meses e com peso médio de 20,0 +-: 4,0 kg. Utilizaram-se os ingredientes feno de capim buffel amoniado com uréia a 4%, farelo de palma e farelo de mandioca. Os níveis de substituição da raspa de mandioca pelo farelo de palma foram de 0, 25, 50, 75 e 100%, representando os tratamentos. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e cinco tratamentos. Procederam-se quatro coletas de sangue. O teor de uréia no soro apresentou comportamento linear em relação ao CMS e o CPB. O teor de uréia no soro mostrou-se um eficiente monitor das dietas propostas, porém deve ser utilizado em conjunto com outras formas de avaliação com o intuito de se alcançar um eficiente manejo alimentar de ruminantes.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.