Proporção de fêmeas do parasitóide Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae) criados sobre a linhagem tsl - Vienna 8, Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, F. S. C.; ALVES, R. M.; PARANHOS, B. A. J.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar em qual coleta larval da linhagem tsl se obtém maior número de fêmeas do parasitóide Diachasmimorpha longicaudata na criação massal. Foram usadas larvas da primeira à quinta coleta, provenientes da criação de tsl-Vienna 8 mantida no laboratório de moscas-das-frutas da Embrapa Semi-Árido. Foram utilizadas cinco gaiolas, cada uma contendo 10 casais do parasitóide com 5 a 12 dias de idade, oferecendo ao parasitismo 100 larvas/gaiola/dia por uma hora, durante cinco dias. Em seguida, as larvas foram transferidas para potes plásticos com vermiculita devidamente identificados. Após 48 horas, as pupas foram peneiradas e acondicionadas nos mesmos potes até a emergência dos adultos. Foi avaliada a emergência de parasitóides machos e fêmeas para a determinação da razão sexual. O experimento foi repetido três vezes. Observou-se que a razão sexual da progênie dos parasitóides criados sobre larvas da linhagem tsl-Vienna 8, C. capitata, não apresentou diferença estatística nos três primeiros dias de coleta larval, sendo que na quarta coleta larval obteve-se a maior razão sexual e na quinta coleta houve uma diminuição significativa deste índice em relação ao quarto dia de coleta. Com isso, todas as coletas larvais de C. capitata podem ser utilizadas para obtenção de boa progênie de fêmeas na criação massal de D. longicaudata.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.