Variabilidade espacial de características químicas do solo em pomar de videira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, P. R. de A.; MENDES, A. M. S.; SILVA, D. J.; BASSOI, L. H.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial de atributos químicos de um solo, sob cultivo de videira, por meio da geoestatística. Foram coletadas amostras deformadas de solo, a 0 ? 20 cm de profundidade, em um grid com 168 pontos, para determinação do pH, CE, Ca, Mg, K, P e CTC. Os dados foram avaliados por estatística descritiva e pela análise da dependência espacial com base no ajuste de semivariogramas. O coeficiente de variação indicou variabilidade baixa para pH e média para as demais variáveis. O pH, K e Mg apresentaram forte dependência espacial, enquanto que CE e Ca apresentaram moderada dependência. Houve pequena variação na distância até onde as características químicas do solo apresentam dependência espacial, exceto para o teor de Ca trocável que, apresentou o maior alcance (23 m).

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.