Efeitos de atrativos sobre o comportamento de pilhadores de Passiflora cincinnata Mast. (Passifloraceae) em cultivo orgânico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIQUEIRA, K. M. M. de; KIILL, L. H. P.; SANTOS, R. F.; MONTEIRO, S. P.; FEITOZA, E. de A.; MALHEIRO, M. G.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a influência de substâncias atrativas, no comportamento de pilhadores das flores de Passiflora cincinnata, a diferentes distâncias da cultura, em cultivo orgânico, em área de sequeiro. Foram usados os seguintes tratamentos: 1- café com açúcar, 2- chá de erva cidreira, 3- chá de capim santo, 4- água com açúcar (20%) e 5- água (controle), com quatro repetições. Os tratamentos foram distribuídos em quatro linhas, a uma altura de 1,50 m do solo, colocadas a uma distância de 25, 50, 75 e 100 m da cultura. Das substâncias testadas, a que apresentou maior atratividade foi "café com açúcar" com 90,97% para Apis mellifera e 60,70% para Trigona spinipes, seguido por "água com açúcar", com 1,9% e 18% respectivamente. As distâncias dos atrativos em relação à área de cultivo (25, 50, 75 e 100 m) não apresentaram diferenças significativas.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.