Atividade estral de cabras leiteiras exploradas na região semi-árida do Nordeste do Brasil utilizando diferentes protocolos de sincronização de estro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Com o objetivo de analisar os efeitos de duas diferentes doses de gonadotrofina coriônica eqüina (eCG) associadas a tratamentos progestágenos de curta duração sobre a atividade estral de cabras leiteiras exploradas na região semi-árida do Nordeste do Brasil, 56 cabras mestiças de Saanen e Pardo Alpina foram distribuídas homogeneamente em esquema fatorial 2x2: dois protocolos (6 ou 9 dias) por duas doses de eCG (200 ou 300 UI). No protocolo de 6 dias, as cabras foram tratadas (D0) uma esponja intravaginal contendo 60 mg de acetato de medroxiprogesterona (MAP), durante seis dias. No quinto dia (D5), foi aplicado, intramuscularmente, 75 ?g de d-cloprostenol e 200 UI (n = 13) ou 300 UI (n = 15) de eCG. Já o protocolo de 9 dias utilizou o mesmo tratamento e dose de progestágeno, porém por nove dias. No oitavo dia (D8), foi aplicado, intramuscularmente, 75 ?g de d-cloprostenol e 200 UI (n = 12) ou 300 UI (n = 16) de eCG. O protocolo de 6 dias não diferiu (P>0,05) daquele de 9 dias, seja com relação ao percentual de cabras em estro (96,4% vs. 100%), ao intervalo entre retirada da esponja e início do estro (22,7 ± 1,5 h vs. 25,4 ± 1,5 h) e à duração do estro (31,9 ± 1,8 h vs. 32,9 ± 1,8 h). Cabras do protocolo de 6 dias e tratadas com 300 UI de eCG, apresentaram estro mais cedo (P<0,01) e, cabras do protocolo de 9dias, apresentaram uma maior (P<0,01) duração do estro. O protocolo de 6 dias, associado à dose de 300 UI, se mostrou mais eficaz na antecipação e na sincronia do estro.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.