Balanço energético de caprinos alimentados com dietas contendo subproduto de urucum (Bixa orellana L.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORAES, S. A. de; SALIBA, E. de O. S.; NEIVA, J. N. M.; BORGES, I.; MIRANDA, P. de A. B.; LIMA, D. M. de

Resumo: Foram avaliados os balanços energéticos de caprinos alimentados com dietas contendo subproduto de urucum em diferentes níveis de inclusão. Utilizaram-se doze caprinos com peso vivo inicial de 18,05 kg, distribuídos num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições no tempo. As inclusões de subproduto de urucum nas dietas foram de 18, 36, 46 e 72%. A análise de energia bruta das amostras de fornecido, sobras, fezes e urina foi determinada por meio de calorímetro adiabático, tipo PARR 2081. Os dados de consumo e digestibilidade, além dos dados de balanço energético, foram submetidos a análises de variância e regressão, em função da inclusão do subproduto na dieta (18, 36, 46 e 72%). O consumo de energia bruta apresentou aumento linear, mas os consumos de energia metabolizável e digestível não apresentaram diferença estatística P(>0,05), sendo os balanços energéticos (BEB) positivos em todos os níveis de inclusão de subproduto.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.