Subsídios gerais para a elaboração de planos de contingência para praga(s) quarentenária(s) que podem afetar plantas em áreas de produção e áreas naturais circunvizinhas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, M. R. V. de

Resumo: Mudanças climáticas, produção sustentável e o aumento do comércio internacional de commodities vêm cada vez tornando-se desafios a todos os pafses. Adicionando-se a esses fatores, a lei de proteção dos consumidores para obtenção de padrões de qualidade alimentar e dos produtos agrfcolas é, também, relevante para o alcance de melhores sistemas de produção. Entretanto, todas as demandas para uma melhor qualidade de vida ficam ameaçadas pela globalização de pragas. Regiões climáticas variando entre subtemperadas a tropicais e uma diversidade de plantas hospedeiras fornece habitat favorável para pragas indesejadas. Espécies invasoras exóticas podem provocar grandes perdas ambientais ao redor do mundo. Na agricultura, em todo o mundo, as perdas anuais são estimadas em bilhões de dólares. Em resposta a esses problemas, os pafses membros da Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais e a Aplicação do Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio devem considerar em suas polrticas fitossanitárias os seguintes aspectos: justificativa técnica, transparência, impacto mfnimo, análise de risco de pragas, entre outras ações. Nesse cenário, o plano de contingência é uma ferramenta importante nas atividades de proteção de plantas, especialmente, se há um risco iminente da entrada de pragas exóticas. Ele deve considerar a análise de risco de pragas como guia para a caracterização da praga, objeto de estudo, com potencial de introdução e dispersão em um ambiente. Espera-se nesse trabalho subsidiar a elaboração de planos de contingências para pragas quarentenárias contribuindo para a proteção do agronegócio brasileiro

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.