Efeito da estacionalidade na produção de matéria seca e composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. Marandu.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, K. A. de P.; ROSA, B.; OLIVEIRA, I. P. de; CUSTÓDIO, D. P.; SILVA, D. C. e.

Resumo: O experimento foi realizado na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de avaliar a produção de matéria seca e composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. Marandu. O trabalho foi desenvolvido em um Latossolo Vermelho Escuro de média fertilidade. Esta área era ocupada por lavouras anuais, corrigida esporadicamente e adubada anualmente. Inicialmente, esta ficou em repouso por um período de um ano, onde desenvolveu a Brachiaria brizantha. A área total ocupada era de 16 hectares, sendo dividida em cinco piquetes de 3,2 ha. O pasto foi roçado para uniformização da pastagem. Foram colocados 34 animais, onde se utilizou o sistema rotacionado com 32 dias de descanso e oito dias de ocupação. A forrageira era amostrada semanalmente antes da entrada dos animais nos piquetes, para o acompanhamento da produção de matéria seca e composição bromatológica. As baixas temperaturas e a falta de umidade do solo foram os fatores que mais influenciaram na produtividade e qualidade da Brachiaria brizantha cv. Marandu.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.