Métodos de avaliação das condições hídricas das plantas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUIMARÃES, C. M.; STONE, L. F.

Resumo: O funcionamento normal das células demanda condições hídricas próximas da saturação, entretanto, essas condições não ocorrem e a célula encontra-se insaturada. O teor de água nas diferentes partes da planta pode variar enormemente. O armazenamento de água na planta é regido pelos fenômenos de interação da água com a planta. As condições hídricas nos tecidos das plantas podem ser avaliadas tanto pelo teor como pela energia livre da água e podem ser inferidas por métodos indiretos, como a temperatura das folhas. Pode-se avaliar o teor de água nas plantas r o potencial da água na célula, tecido ou órgão - avaliação com câmara de pressão Scholander. A resistência difusiva estomática pode ser avaliada através de quatro métodos: fluxo de massa, difusão de vapor, manutenção de fluxo, estado de equilíbrio, temperatura foliar (uso de termômetro de infravermelho).

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.