Efeitos do manejo do solo sob plantio direto e de culturas na densidade e porosidade de um latossolo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, P. M. da; STONE, L. F.; ALVES JÚNIOR, J.; SILVA, J. G. da

Resumo: O objetivo do trabalho foi estudar os efeitos de quatro sistemas de manejo do solo sob plantio direto e seis rotações de culturas sobre a densidade e a porosidade do solo. O experimento foi conduzido por seis anos consecutivos, durante os quais se efetuaram doze cultivos, em um Latossolo Vermelho distrófico, em Santo Antônio de Goiás, GO. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições e esquema fatorial 4 x 6, em parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de manejo: (P1) plantio direto seguido anualmente de um preparo com arado, (P2) plantio direto seguido bienalmente de preparo com arado, (P3) plantio direto seguido trienalmente de preparo com arado e (P4) plantio direto contínuo; e as subparcelas, pelas rotações de culturas de verão (milho, arroz, milheto e soja) e inverno (feijão, trigo e tomate) combinadas em seis rotações. Os sistemas de manejo do solo e de rotação de culturas afetaram a densidade, a microporosidade, a macroporosidade e a porosidade total do solo. O plantio direto contínuo apresentou valores de densidade do solo mais elevados e menores valores de macroporosidade e de porosidade total em relação aos demais tratamentos. A densidade do solo no plantio direto contínuo tendeu a diminuir com o passar do tempo. Nesse sistema, a rotação de culturas que envolveu mais plantios de soja no verão, apresentou menor densidade e maior porosidade total do solo em relação a rotação que envolveu milheto e milho.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.