Biossegurança de plantas geneticamente modificadas: efeito sobre microrganismos não-alvo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: XAVIER, G. R.; KNUPP, A. M.; DRECHSEL, M. M.; JÚNIOR BATISTA, C. B.; BOHM, G.; ROMBALDI, C.; FARIA, J. C. de; MEISSNER FILHO, P. E.; URQUIAGA, S.; BODDEY, R. M.; ALVES, B. J. R.; CORREIA, M. E. F.; RUMJANEK, N. G.

Resumo: A tecnologia de plantas transgênicas ou geneticamentes modificadas (GMs) é fruto da inovação e gestão estratégica em biotecnologia e representa uma nova oportunidade para o controle de pragas e doenças, entre outras possibilidades. Apesar do potencial inerente à biotecnologia, muita preocupação quanto aos aspectos de biossegurança tem sido demonstrada pela população e segmentos da comunidade científica. A avaliação de impacto ambiental decorrente do plantio de plantas GMs é uma questão que tem sido extensamente discutida em vários países. Ao contrário do que é observado para a avaliação da segurança alimentar, não existe ainda consenso sobre como determinar a possibilidade de riscos ao meio ambiente uma vez que o conhecimento científico sobre os processos ambientais e ecológicos é ainda bastante limitado. Em relação ao cultivo de plantas transgênicas, as preocupações ambientais incluem efeitos sobre organismos não-alvo. Alterações nessas populações de organismos que estão estreitamente associados a plantas GMs ou que fazem parte da sua cadeia trófica, podem indicar que a transformação genética promoveu a ocorrência de alterações não esperadas. Neste trabalho são apresentados os avanços nos critérios analíticos e os resultados obtidos pela análise do efeito de plantas GMs sobre microrganismos não-alvos. Para responder ao objetivos foram estudados o efeito em: (1) feijão transgênico para resistência ao vírus mosaico dourado, evento M1-4, (2) mamão para resistência ao vírus da mancha anelar, (3) soja para resistência ao herbicida glifosato e (4), a aplicação da toxina Cry3A do Bacillus thuringiensis subsp. tenebrionis ao solo. Os resultados obtidos indicam que a avaliação da comunidade bacteriana do solo e seus processos representam uma importante estratégia para a determinação do efeito de plantas geneticamente modificadas sobre organismos não-alvo, evidenciando a necessidade da avaliação continuada, caso a caso, como forma de precaução e monitoramento de possíveis impactos ambientais.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.