Composição nitrogenada de uma pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia sob manejo intensivo não responsiva à fertilização nitrogenada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, P. P. A.; CAMPANA, M.; BERTOLOTE, L. E. M.; MORAIS, J. P. G. de; BERNARDI, A. C. de C.

Resumo: Elevadas doses de nitrogênio têm sido utilizadas em pastagens visando ao aumento de produção e de qualidade da forragem. Contudo, sistemas historicamente submetidos a manejo intensivo têm apresentado alterações na resposta da planta à fertilização nitrogenada, muitas vezes não ocorrendo diferença na produção. Com o objetivo de investigar essa ausência de resposta, foi conduzido um experimento em que foi avaliada a composição nitrogenada da parte aérea de uma pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia manejada intensivamente há mais de dez anos. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso com nove tratamentos, que consistiram nas fontes e nas formas de aplicação do fertilizante nitrogenado: uréia, Super N®, uréia + 12,5% de zeólita, uréia + 25% de zeólita, uréia+50% zeólita, uréia em aplicação foliar, uréia + 25% de sulfato de amônio, nitrato de amônio e ausência de nitrogênio suplementar. Utilizou-se dose anual de 900 e de 240 kg de N/ha na aplicação a lanço e na aplicação foliar, respectivamente. As médias dos teores encontrados de nitrogênio total, de relação nitrogênio não protéico:nitrogênio total, de nitrato e de amônio na parte aérea do capim-tanzânia foram muito superiores às relatadas na literatura. A diagnose foliar da composição nitrogenada pode auxiliar a indicação ou até mesmo a suspensão temporária da quantidade de fertilizante nitrogenado a ser adicionado no sistema.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.