Legumínosas forrageiras para o sub-bosque de floresta de eucalipto de ciclo longo em São Paulo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NICODEMO, M. L. F.; SOUZA, F. H. D. de; FREITAS, A. R. de; MENDES, J. C. T.

Resumo: Sistemas silvipastoris podem permitir a geração de renda enquanto as árvores estão se desenvolvendo, diminuindo os custos associados à silvicultura e atraindo pequenos e médios proprietários rurais para a atividade. Para que estes sistemas sejam mais eficientes, é necessário aumentar a produtividade das forrageiras do sub-bosque. Neste trabalho foram avaliados o estabelecimento de nove leguminosas forrageiras herbáceas (Centrosema acutifolium, Clitoria ternatea, Pueraria phaseoloides, Estilosantes Campo Grande (Stylosanthes capitata + S. macrocephala), Calopogonium mucunoides, Lablab purpureum, Arachis pintoi, Alysicarpus vaginalis e Aeschinomene vilosae) em parcelas puras, ao sol e sob a sombra de moderada a intensa de plantações de eucalipto de ciclo longo (Eucayiptus grandis) submetido a corte de desbaste (40%) oito anos após seu plantio. O número de plântulas variou (P<0,05) com o local (solou sombra), com a data de amostragem (36, 66 e 90 dias pós-plantio) e com a espécie. Houve interação (P<0,05) entre espécie e local e entre espécie e época de amostragem. A produção de matéria seca aos 90 dias variou (P<0,05) em função do local (solou sombra) e de espécie; Lablab purpureus foi a espécie mais produtiva, tanto sob sol quanto sob sombra .. Houve interação (P<0,05) entre espécie e local. Arachis pintoi foi mais produtivo à sombra que sob sol, enquanto as demais espécies produziram mais matéria seca quando cultivadas sob pleno sol.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.