Análises estatísticas de dados de cortes sucessivos de alfafa: modelo linear pardrão ou modelo linear misto?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Dados de produção de matéria seca (PMS) de 20 Cortes mensais de 92 cultivares de alfafa (Medicago sativa L.), obtidos de um experimento em blocos casualizados realizado na Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, SP, de 2004 a 2006, foram analisados considerando-se Cortes como medidas repetidas. O objetivo foi escolher a estrutura mais adequada da matriz de variância e covariância (R) dos erros dentro de Cortes e decidir o procedimento mais adequado para análise: GLM ou MIXED do SAS. A estrutura de R escolhida foi a Autoregressiva de Primeira Ordem de Média Móvel - ARMA(I,I), com três parâmetros estimados: autoregressivo (p= 0,9402), variância residual (0'2 =76385) e componente de média móvel (y= 0,6642). Considerando-se essa estrutura obteve significância para o efeito de cultivares (p=O,O 151); Corte (p<0,000 I) e interação cultivares x corte (p<0,0003); a segunda opção foi a Autoregressiva de Primeira Ordem - AR(I) com parâmetros p e 0'2. Conclui-se que o procedimento MIXED é mais eficiente que o GLM para analisar dados de PMS obtidos de cortes mensais de alfafa.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.