A atividade florestal e agroflorestal como alternativas de renda aos produtores rurais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DOSSA, D.; MONTOYA VILCAHUAMAN, L. J.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analise três sistemas de produção florestal e agroflorestal para identificar aqueles que apresentam maior sustentabilidade no longo prazo. O estudo visa conhecer a expectativa dos produtores quando consideram sistemas florestais e agroflorestais, a importância das florestas na formação da renda na propriedade, frente a outras fontes de renda como a produção de grãos, da pecuária de corte e leite enfim, quais seriam as características dos sistemas de produção agrossilvipastoris e florestais que teriam maior sustentabilidade a médio e longo prazos. A metodologia do trabalho se apoia em três estudos de caso, através de levantamento feito na região do Alto Uruguai gaúcho. Entre as principais conclusões, destaca-se que os produtores apresentam rentabilidade nos seus sistemas de produção quando considerados os custos operacionais e as receitas recebidas e que as propriedades menos diversificadas apresentaram-se uma relação benefício-custo maior que as diversificadas. Enfim, os dados mostraram que as atividades florestais são rentáveis como as atividades de grãos e pecuária.

Ano de publicação: 2001

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.