Quality of yerba-mate leaves originating from male and female plants.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RAKOCEVIC, M.; MEDRADO, M. J. S.; LAVORANTI, O. J.; VALDUGA, A. T.

Resumo: Qualidade das folhas de erva-mate oriundas de plantas masculinas e femininas: Este estudo teve por objetivo avaliar o sabor da bebida preparada a partir de folhas de erva-mate, de plantas masculinas e femininas. As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais foram avaliadas em uma das fases de brotação e em duas fases de frutificação. As plantas masculinas e femininas não diferiram em produção de matéria fresca e seca, nem nos teores de macro-e-micro-elementos. Mas, as plantas femininas apresentaram maior fotossíntese líquida (A) e condutância estomática (gs). A bebida preparada com folhas oriundas de plantas masculinas foi menos amarga do que das femininas, particularmente quando coletadas das ponteiras dos ramos. A intensidade de amargor apresentou correlação positiva com o teor de Zn e Mg nas plantas femininas e com gs e teor de Mn nas plantas masculinas. O amargor da bebida preparada de plantas masculinas mostrou-se negativamente correlacionada com teor de K. A masculinização de erval pode ser uma solução para se produzir erva-mate de sabor normal a suave.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.