Sistemas silvipastoris - introdução de árvores na pecuária do Centro-Oeste brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NICODEMO, M. L. F.; SILVA, V. P. da; THIAGO, L. R. L. de S.; GONTIJO NETO, M. M.; LAURA, V. A.

Resumo: Sistemas silvipastoris - SSPs - combinam espécies lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras entre outros) ao sistema de produção animal, em alguma forma de arranjo temporal ou espacial. Os SSPs são ferramentas importantes do desenvolvimento sustentável, já que combinamk produção com a conservação dos recursos naturais. Além de buscar atender a várias necessidades dos produtores rurais (alimento, madeira, lenha, forragem, plantas medicinais e fibras), podem auxiliar na conservação dos solos, recuperação de microbacias, recomposição ordenada de áreas florestais, e manutenção da biodiversidade, entre outros. A implantação e o manejo de SSPs são mais complexos que em sistemas pecuários convencionais, mas ainda assim, pode representar um significativo aporte de recuros, aumentando a resiliência dos sistemas de produção.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.