Ocorrência de Ixodes loricatus Neumann, 1899 (Acari: Ixodidae) parasitando Didelphis albiventris (Lund, 1841), (Didelphimorphia: Didelphidae), em Campo Grande, MS.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MIZIARA, S. R.; PAIVA. F.; ANDREOTTI, R.; KOLLER, W. W.; LOPES, V. A.; BITENCOURT, K.

Resumo: Este é primeiro relato da ocorrência de Ixodes no Estado do Mato Grosso do Sul e primeiro caso identificado de Ixodes loricatus Neumann, 1899, parasitando Didelphis albiventris no município de Campo Grande, MS, Brasil.Neste relato, notifica-se a presença de Ixodes no Estado do Mato Grosso do Sul e descreve-se o primeiro caso identificado de I. loricatus parasitando D. albiventris, proveniente de um levantamento de fauna terrestre, realizado no Parque Estadual do Prosa (PEP). Este parque encontra-se situado dentro do perímetro urbano de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul (20º26'S; 54º38'W). O PEP é caracterizado por floresta estacional semidecidual secundária em avançada regeneração, constituídos por cerrados e matas de galerias. Compreende uma área 133,5 hectares e altimetria 600m, situada no planalto da Serra de Maracaju.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.