Avaliação da recuperação de solo de área de mineração de xisto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, J. V. dos; MANGRICH, A. S.; NOVOTNY, E. H.; PEREIRA, B. F.; PILLON, C. N.

Resumo: Reservas de xisto ocorrem em diversos estados brasileiros. Um afloramento expressivo é o da Formação Irati, em São Mateus do Sul, PR, onde a mineração do xisto é realizada a céu aberto pela Unidade de Negócios da Industrialização do Xisto (PETROBRAS/SIX). A recuperação da área minerada é feita dispondo-se os subprodutos do processo de mineração (principalmente xisto retortado) nas cavas da mina que são cobertos com o solo da nova frente de mineração . No presente trabalho análises de FTIR, DRUV-VIS, EPR e 13C NMR foram realizadas em amostras de solo natural da região de mineração do xisto (SAN) e solo de recuperação de área minerada (SAR), coletadas em diferentes profundidades: 0 - 5 cm (índice 1); 5 - 25 cm (2); 25 - 50 cm (3); 50 - 75 cm (4); 75 - 100 cm (5); e 100 - 125 cm (6). Devido à presença acentuada de íons paramagnéticos (Fe3+) foram realizados tratamentos com HF a 10% (8 repetições) nas amostra para possibilitar as análises por ressonância magnética (EPR e 13C NMR)1.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.