Contribuição da seringueira para o seqüestro de carbono.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A seringueira é uma planta que poderá contribuir para a redução do efeito estufa, fenômeno provocado pela concentração de gases na atmosfera, com aumento da temperatura global. Vários gases são responsáveis por esse efeito, mas o dióxido de carbono (CO2) é o que tem causado maiores preocupações. Sua concentração na atmosfera vem crescendo à taxa de 0,4% ao ano. Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir a emissão desse gás, dentre elas, o reflorestamento, partindo-se do princípio que, por meio do processo fotossintético dos vegetais, o carbono é captado da atmosfera e transformado em biomassa. Por se tratar de uma planta adaptável à grande parte do território nacional, apresentar longevidade na produção e possuir uma cadeia produtiva fortemente dependente de mão-de-obra, além de ser uma cultura seqüestradora de carbono da atmosfera, em quantidades equivalentes ao de uma floresta natural, a seringueira constitui uma boa opção para a ocupação de áreas degradadas, uma alternativa econômica para pequenos e médios produtores.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.