Susceptibilidade de ambientes campestres à invasão de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) no Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOCHIUTTI, S.; HIGA, A. R.; SIMON, A. A.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência, a intensidade e o padrão de invasão da acácia-negra em ambientes campestres e propor medidas de monitoramento e controle. Foram avaliados sete ambientes localizados em áreas a menos de 30 m de povoamentos jovens (1 ano) e adultos (5 anos). A invasão da acácia-negra esteve relacionada ao grau de perturbação do solo. A Área de Preservação Permanente (APP) em recuperação, o ambiente mais perturbado, apresentou também o maior número de invasoras, sendo encontradas 152 plantas/0,1 ha. Em ambientes pouco perturbados, como o banhado, campo nativo e APP sem uso recente, verificou-se menos de 11 plantas/0,1 ha. Foi verificado um maior número de invasoras nas áreas mais próximas de povoamentos jovens (50 plantas/0,1 ha) que de plantios adultos (10 plantas/0,1 ha), indicando que perturbações que resultaram em invasão foram as causadas principalmente por máquinas durante a colheita e estabelecimento da nova rotação. A ocorrência de novas invasões durante o ciclo de crescimento do cultivo foi insignificante (<1 plantas/0,1 ha). A mortalidade no período de um ano foi de 80,4, 14,0, 6,8 e 5,5 %, respectivamente, para plantas <0,5, 0,5 a 1,9, 2,0 a 4,0 e >4,0 m de altura, reduzindo significativamente a população de invasoras nos anos seguintes à invasão. A invasão da acácia-negra está condicionada a perturbações no solo, por isso deve ser considerada uma invasora causal de ambientes campestres.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.