Infecções parasitárias e parâmetros sanguíneos em Arapaima gigas Schinz, 1822 (Arapaimidae) cultivados no estado do Amazonas, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ARAÚJO, C. S. O. de; TAVARES-DIAS, M.; GOMES, A. L. S.; ANDRADE, S. M. S.; LEMOS, J. R. G.; OLIVEIRA, A. T. de; CRUZ, W. R.; AFFONSO, E. G.

Resumo: Neste capítulo, apresentam-se resultados de estudos sobre as infecções parasitárias e o quadro sanguíneo de pirarucu Arapaima gigas em cultivo intensivo e semi-intensivo na Amazônia central. Nesta importante espécie para a aquicultura amazônica, foram descritas as infecções causadas por protozoários e metazoários e os efeitos do parasitismo por Monogenoidea em parâmetros bioquímicos, eritrocitários, trombócitos e leucócitos. Além disso, foram relatadas as características citoquímicas de trombócitos e leucócitos, os parâmetros sanguíneos em peixes de diferentes idades e quando suplementados na ração com vitaminas C e E. Este é o primeiro estudo sobre os efeitos de infecções parasitárias em parâmetros sanguíneos do pirarucu em ambiente cultivado.

Ano de publicação: 2009

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.