Manejo e controle das principais pragas da cultura do arroz irrigado na região do baixo São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOREIRA, M. A. B.; BARROS, L. C. G.

Resumo: A produção de arroz irrigado na Região do Baixo São Francisco concentra-se nas várzeas inundáveis, numa área aproximada de 16.000 ha, na qual estão implantados cinco projetos de irrigação: Boacica e Itiúba em Alagoas; Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe (BARROS et al., 1995). O fato de o cultivo ser efetuado em áreas contínuas das várzeas nas quais predominam a monocultura do arroz, plantios sucessivos e a permanência da resteva ou da soca mantida após a colheita, aliada às condições favoráveis de clima e do manejo da cultura sob condições irrigadas, predispõem a lavoura ao ataque de diversas pragas, dentre as quais se destacam as desfolhadoras e as broqueadoras, representadas pelo complexo de lagartas, e as sugadoras, representadas pelos percevejos, além de outras pragas de menor importância, como cigarrinhas, lagarta enroladeira e gorgulho aquático. Dentre as pragas que acometem a lavoura arrozeira destacam-se o complexo de lagartas desfolhadoras, a lagarta enroladeira das folhas e as sugadoras, percevejos Oebalus spp., percevejo do colmo e as cigarrinhas.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.