Avaliação de variedades de mandioca para consumo humano na microrregião homogênea de Boquim no estado de Sergipe.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, F. E.; CARVALHO, H. W. L. de; FUKUDA, W. M. G.; OLIVEIRA, I. R. de; OLIVEIRA, V. D.; RIBEIRO, S. S.

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) de mesa, também denominada de aipim ou macaxeira (Conceição, [1]) é largamente consumida no Nordeste brasileiro. Não obstante esta importância, sua produtividade é baixa e isto se deve, entre outros fatores, à ausência de um sistema de produção eficiente e a exploração de variedades pouco produtivas. Aliam-se a estes fatores, a existência de grande número de minifúndios e de outras culturas mais rentáveis, em áreas de tabuleiros costeiros que devido às suas condições topográficas e climáticas, são indicadas para a expansão da cultura, necessitando, por outro lado, do controle de fertilidade (Conceição, [1]). O consumo da mandioca de mesa é alto em todas as camadas sociais e, no Estado do Mato Grosso do Sul, Otsubo et al. [2] verificaram que nas classes de renda mais baixa esse volume é significamente superior, confirmando a identidade dessa cultura com as camadas mais humildes da sociedade. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento produtivo de variedades de mandioca de mesa na microrregião de Boquim, no Estado de Sergipe.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Mandioca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.