Caracteres anatômicos de fibras foliares de brotações de curauá propagadas in vitro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, F. D.; PINTO, J. E. B. P.; ROSADO, L. D. S.; CASTRO, D. M. de; RODRIGUES, H. C. de A.; BEIJO, L. A.; LAMEIRA, O. A.

Resumo: O curauá [Ananas erectifolius (L.B.Sm) - Bromeliaceae] é uma espécie com grande potencial de utilização na indústria automobilística, devido à sua resistência, maciez e peso reduzido. O objetivo deste trabalho foi comparar fibras presentes em brotações de curauá cultivadas in vitro, advindas ou não do estiolamento, bem como contribuir para a descrição anatômica das folhas. Foram comparadas brotações de curauá produzidas in vitro, pelo método convencional (T1) e pelo método de estiolamento (T2). Nas seções transversais, os feixes de fibras associadas e não às nervuras foram contados e tiveram os diâmetros medidos. O número e o diâmetro dos feixes de fibras associadas ou não às nervuras foram superiores no (T1). Este tratamento produziu 23,7 fibras não associadas às nervuras, enquanto que o (T2) produziu 14,3, e nas fibras associadas às nervuras, o (T1) produziu 14,6 e o (T2) produziu 11,3. No diâmetro das fibras associadas às nervuras em (T1) obteve-se 61,61 ?m e em (T2), 53,17 ?m. Para o diâmetro das fibras não associadas às nervuras, não houve diferença significativa. Quanto às características anatômicas, as maiores diferenças visuais foram constatadas no volume do clorênquima e do parênquima aqüífero, que foram maiores no (T2). Portanto, brotações de curauá cultivadas in vitro obtidas de brotos não estiolados possuem a tendência de produzir mais fibras.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.