Bioindicadores de impacto ambiental em sistemas agrícolas orgânicos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Atualmente, não se concebe o desenvolvimento agrícola sem uma base técnica de conhecimentos adequada à biodiversidade e complexidade dos ecossistemas. Aqueles que defendem o modelo agrícola fundamentado em tecnologias que priorizam a produtividade, sob o uso intensivo de agroquímicos, não levam em conta ou desconsideram as relações agricultura-ambiente. O novo padrão tecnológico deve levar em consideração o ecossistema natural, utilizando-o dentro de suas potencialidades e limitações e não compensando suas deficiências com emprego de agroquímicos com conseqüentes impactos negativos ao meio ambiente. Problemas de degradação ambiental, comprovados por diversos profissionais da área agronômica, têm-se verificado, tanto no meio rural como no urbano, cabendo aos bioindicadores (organismos animais e vegetais), importantes aliados do homem e da natureza, indicar as mais diversas modificações no meio ambiente, tais como: degradação do solo pela erosão; degradação do ambiente pela poluição das água e do ar, via agrotóxicos; contaminação de alimentos; aumento da resistência de ervas invasoras, doenças e pragas da agricultura tradicional; desertificação e salinização de solos pelo manejo convencional.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.