Efeito da relação magnésio e zinco sobre o teor de nutrientes nos grãos de quatro cultivares de soja.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da interação magnésio e zinco sobre o teor de nutrientes nos grãos de quatro cultivares de soja. Os experimentos foram conduzidos em solução nutritiva em condições de casa de vegetação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x4, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas doses de Mg (0,1 e 1,0 mmol L -1), aplicadas na forma de MgSO 4 e quatro doses de Zn (O, 1, e 5 mol L-1) aplicadas na forma de ZnSO4.7H2O, Foram utilizadas as cultivares IAC15-1 (semi-tardia), , IAC 17 (precoce), FT Estrela (precoce) e DM Nobre (tardia). Verificou-se que Independentemente dos tratamentos e das cultivares, os teores de K (17,73 9 kg-1), S (1,0 9 kg'1), Cu (10,8 mg kg-1) e Fe (139,4 mg kg-1) não .foram afetados pela relação magnésio e zinco, o mesmo não ocorreu com os teores deP, Ca, Mg, Ni e Zn. No caso de P, os teores ficaram aquém dos níveis considerados sdequados (0,87 9 kg-1 na DM Nobre a 1,57 kg:1 na IAC 15-1), possivelmente, qevido ao efeito de inibição na competitiva causado pelo aumento da concentração de Zn na solução. Observou-se também, que mesmo sendo o Ca' e Zn cátions bivalentes, houve nas duas concentrações de Mg, exceto na cultivar DM Nobre na concentração 0,1 mmol L-1 de Mg e Zn.aumento significativo na concentração de Ga em função das doses de Zn. Com relação aos Mg e Zn, os teores nos grãos variaram de 0,9 9 kg:1 a 1,2 9 kg'1 e 35,2 mg kg-1 a 44,5 mg kg-1, estaQdo os mesmos, diretamente rel,acionados com o aumento da concentração do nutriente na solução. Os teores de Ni diminuíram significativamente nas cultivares IAC 17 na dose 0,1 mmol L -1 de Mg e na cultivar DM Nobre na dose 1,0 mmol L'1 de Mg em função das doses de Zn, enquanto que na FT Estrela este efeito foi quadrático e positivo, ficando os teores do mesmo dentro da faixa de 1,5 mg, kg-1 a 2,8 mg kg-1, ind'ependentemente das doses de Mg eZn.

Ano de publicação: 2006

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.