Cadastramento fitossociológico da comunidade de plantas daninhas na cultura do girassol.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ADEGAS, F. S.; OLIVEIRA, M. F.; VIEIRA, O. V.; BRIGHENTI, A. M.; PRETE, C. E. C.

Resumo: Foi realizado o levantamento fitossociológico da comunidade de plantas daninhas presentes na cultura do girassol, em duas épocas distintas: no desenvolvimento inicial e na pré-colheita da cultura. As espécies foram identificadas e quantificadas dentro do método do quadrado inventário de 1,0x1,0 m, com amostragem de 12 m2 por área. Em cada época os levantamentos foram realizados em 54 propriedades de 6 municípios do cerrado e em 38 propriedades de 8 municípios do Rio Grande do Sul, que são as duas principais regiões produtoras brasileiras. Foram obtidos a freqüência, a freqüência relativa, a densidade, a densidade relativa, a abundância, a abundância relativa, o índice de importância relativa e o índice de similaridade. No total foram identificadas 61 espécies de plantas daninhas, sendo que 17 estiveram presentes nas duas regiões. Asteraceae e Poaceae foram as duas principais famílias, entre as 16 encontradas. As principais espécies presentes no cerrado foram Euphorbia heterophylla; Chamaesyce hirta; Ageratum conyzoides, Commelina benghalensis, Zea mays e Bidens sp.. As principais espécies presentes no Rio Grande do Sul foram Bidens sp., Raphanus raphanistrum, Lolium multiflorum, Gnaphalium spicatum, Sonchus oleraceus, Euphorbia heterophylla, Sida rhombifolia, Digitaria sp. e Ipomea sp. A densidade das plantas daninhas foi maior na pré-colheita do que no início de desenvolvimento da cultura em ambas as regiões, sendo de 30,84 plantas m-2 e 23,58 plantas m-2, respectivamente, para o cerrado, e de 23,19 plantas m-2 e 21,41 plantas m-2, para o Rio Grande do Sul. O índice de similaridade dentro das regiões foi de 0,91 para os levantamentos do cerrado e de 0,79 para o Rio Grande do Sul, mas entre as regiões os índices ficaram abaixo de 0,5, mostrando média semelhança entre a flora daninha do cerrado e a riograndense, na cultura do girassol, nas duas épocas estudadas.

Ano de publicação: 2007

Unidade: Embrapa Soja

Palavras-chave: Plantas daninhas

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.