Efeitos pós ingestivos dos flavonóides rutina e genistina no intestino médio de larvas de Anticarsia gemmatalis: estudos iniciais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARQUES, C. R. G.; CRUZ, N. A.; SALVADOR, M. C.; BOIÇA JUNIOR, A. L.; FALLEIROS, A. M. F.; SILVA, S. H.; MOSCARDI, F.; HOFFMANN-CAMPO, C. B.; LEVY, S. M.

Resumo: Na soja, as substâncias mais prováveis de defesa contra insetos-praga são os flavonóides; dentre estes, destacam-se a rutina (R) (quercitina 3-O-raminoglicosidio) e a isoflavona genistina (G) (genisteína, 7-O-ß-D-glicosidio). Estudos indicam o intestino médio (IM) do inseto como principal local de atuação destes compostos. O objetivo deste trabalho é avaliar a ocorrência de alterações morfológicas no IM de Anticarsia gemmatalis após ingestão destes flavonóides. Insetos provenientes da Embrapa/Soja-Londrina-PR foram alimentados em dietas artificiais contendo diferentes concentrações de "R" (R1= 0,827g; R2=1,654g), "G" (G1=0,031g; G2=0,062g), mistura das duas (R+G= 0,827g+0,031g) e dieta sem adição das substâncias. O IM de larvas de 30 instar foi processado e analisado rotineiramente ao microscópio de luz. Tanto "R" como "G" afetam o IM; no entanto, são alterações focais, ou seja, existem regiões alteradas em meio a regiões íntegras. O efeito da "R" sempre foi maior que da "G", em qualquer concentração. //As células colunares foram as mais afetadas, com vacuolização citoplasmática, ruptura da membrana apical e perda da bordadura estriada, indicando ausência de absorção. Em R2 foram detectados vazios citoplasmáticos, aumento do espaçamento intercelular e liberação do conteúdo celular para o lúmen. As células caliciformes não sofreram alterações. As células regenerativas mostraram proliferação celular atípica. A lâmina basal e a camada muscular também foram alteradas, resultando em fragmentação da parede do IM. Em larvas alimentadas com "G", as alterações foram semelhantes, porém mais brandas. O efeito aditivo de R+G foi mais intenso e detectado ao longo de quase todo epitélio. Em geral, a membrana peritrófica não foi afetada em nenhum dos tratamentos.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Soja

Palavras-chave: Entomologia, Entomology

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.