Aplicação do método AID estendido na identificação de linhagens de frangos resistentes a coccidiosis (Eimeria tenella).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PRESOTTI, C. V.; BARRETO, M. C. M.; BERTANI, G. R.; COSTA, C. A. F.; BARIONI JUNIOR, W.; FREITAS, A. R. de

Resumo: As técnicas de agrupamentos de médias, entre elas o método de Scott-knott (1974), podem não ser adequadas na aplicação em dados com distribuição diferente da normal. Neste trabalho, apresentaremos uma extensão do algoritmo Automatic Interaction Detection (AID), no qual se baseia o método de Scott-Knott, desenvolvido por Barreto (1993), Barreto e Demétrio (1995 e 1998). Essa extensão, usada em modelos lineares generalizados (McCullagh & Nelder,1989) que adota como medida de homogeneidade de grupos uma estatística baseada na função desvio. Usando os resultados do conjunto de dados provenientes de um delineamento inteiramente casualizado com objetivo de avaliar a taxa de mortalidade das aves, entre as linhagens de frango (CC, CCc e TT) submetidas em dois níveis de infecção: infectados e não infectados, isto é, saber entre as linhagens qual delas é mais resistente à infecção. Através do método AID obtivemos 3 grupos sendo que o mais susceptível a Eimeria tenella esta representado pela linhagem TTinf.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.