Produção de matéria seca, teores no solo e extração de potássio pela alfafa em função de doses e freqüência da adubação potássica.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERNARDI, A. C. de C.; RASSINI, J. B.; FERREIRA, R. de P.; MOREIRA, A.

Resumo: Na produção de alfafa para corte o potássio é um dos nutrientes exportados em maior quantidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar as doses e freqüências de aplicação do fertilizante potássico sobre a produção de matéria seca, teores e extração de potássio pela alfafa e os teores de K no solo. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 4 X 4, com 3 repetições. Os tratamentos foram 4 doses de potássio em cobertura (0, 50, 100 e 150 kg ha-1 K2O) e 4 freqüências de aplicação após os cortes (F12 = após cada corte; F6 = após dois cortes; F4 = após três cortes; e F2 = duas aplicações por ano) As produções de matéria seca, extrações de K2O e teores de potássio trocável no solo dos tratamentos que receberam adubação potássica em cobertura foram superiores à testemunha (0 kg ha-1 K2O). As mais altas produções de matéria seca pela alfafa cv. Crioula foram obtidas nas doses de 124 kg ha-1 K2O.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.