Genotipagem e validação de SNPs no gene DGAT1 em animais da raça Canchim.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, L. P.; REGITANO, L. C. de A.; PAPPAS, M.; FARIA, D. A.; GRATTAPAGLIA, D.

Resumo: A raça bovina Canchim foi obtida por meio do cruzamento entre as raças Charolesa (5/8) e raças Zebuínas (3/8). O objetivo de sua formação foi de unir as qualidades de rusticidade, precocidade e adaptação às regiões de clima tropical das raças zebuínas, àquelas de alto desempenho e boa qualidade de carne da raça Charolesa. O gene DGAT1 (diacilglicerol aciltransferase) possui um polimorfismo (K232A substituição de uma Lisina por Alanina) que altera a eficiência da enzima na conversão de diglicerídeos a triglicerídeos, a gordura de depósito em animais. Em algumas populações de raças taurinas, essa substituição mostrou-se responsável pela variação nas características fenotípicas de produtividade e conteúdo de gordura no leite e de deposição de gordura intramuscular, algumas das principais características quando se trata de produtividade leiteira e de qualidade de carne. A associação entre este polimorfismo e estas características fenotípicas foi validada em várias raças de bovinos, porém nenhum trabalho foi conduzido até o momento com compostos raciais de gado de corte, tais como o Canchim. Este trabalho visou avaliar a distribuição alélica e genotípica de polimorfismos na posição K232A no gene do DGAT1, estimar a diversidade nucleotídica na região e identificar novos SNPs de interesse. As amostras utilizadas pertencem a um rebanho Canchim fenotipado para características de produção e qualidade de carne da Embrapa Pecuária Sudeste. Neste estudo foi seqüenciado um trecho do gene DGAT1 (414pb) compreendendo os introns 7 e 8 e exon 8. As seqüências foram alinhadas para a estimativa de diversidade nucleotídica e identificação de novos SNPs na região. Foram encontrados seis polimorfismos sendo que dois estão localizados na região do intron 7 (substituições na borda exon/intron) e quatro na região do exon 8, usando como referência para este alinhamento a seqüência AY065621. Todos os polimorfismos encontram-se em EHW, (p<0,01). A diversidade nucleotídica estimada no gene DGAT na raça Canchim foi alta (1,3%) refletindo sua origem híbrida. Este resultado revela ainda que uma elevada diferenciação genética no DGAT entre as raças taurina e zebuína formadoras do Canchim e a participação de um amplo tamanho efetivo populacional na formação da raça. Os dois SNPs descobertos na borda do intron 7/exon 8, constituem alvos interessantes de estudos posteriores para verificação de splicings alternativos neste gene. A distribuição de freqüências genotípicas para o polimorfismo K232A foi de 35% AA, 12% KK e 53% de AK. A maior freqüência do alelo A, associado com uma maior deposição de gordura intramuscular, corrobora ainda a composição predominante taurina na formação da raça Canchim. Testes de associação do polimorfismo com mensurações de deposição de gordura via ultrasonografia foram conduzidos visando validar o papel do gene DGAT na raça e demonstrar o potencial de utilização deste marcador na seleção assistida de animais Canchim.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.